Intercontinental Journal on Physical Education
ISSN 2675-0333

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Artigo de Revisão

Corpo, cultura e ancestralidade: a valorização da cultura afro-brasileira na educação física escolar

Moniky de Carvalho Martins, Edson Farret da Costa Junior

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Resumo

Este estudo busca compreender a importância da valorização da cultura afro-brasileira nas aulas de Educação Física escolar, especialmente por meio das danças e práticas corporais de matriz africana, como capoeira, jongo, maculelê e samba de roda. Trata-se de uma revisão bibliográfica e documental de abordagem qualitativa e caráter descritivo. Foram analisados artigos, dissertações, teses e documentos oficiais (BNCC, Lei nº 10.639/2003) que discutem a integração da cultura afro-brasileira ao currículo escolar. Os resultados evidenciam que tais manifestações favorecem o desenvolvimento motor, afetivo e social dos alunos e contribuem para a construção de uma educação antirracista, plural e inclusiva. Além disso, reforçam a necessidade de uma Educação Física que acolha a diversidade, rompendo com práticas discriminatórias e eurocêntricas. Conclui-se que inserir conteúdos afro-brasileiros nas aulas de Educação Física amplia o repertório cultural dos estudantes e fortalece a identidade e a autoestima dos sujeitos, em consonância com as diretrizes para uma formação cidadã e democrática.

Palavras-chave

Educação Física; Cultura afro-brasileira; Antirracismo; Dança; Escola.

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Submitted date:
09/12/2025

Accepted date:
10/20/2025

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