Narrativas do vivido: a prática docente em atividades psicomotoras na educação infantil
Ana Júlia Puglez Carlos; Raphael Almeida Silva Soares; Edson Farret da Costa Junior
Resumo
Este artigo apresenta um relato narrativo da prática docente em atividades psicomotoras desenvolvidas na educação infantil, a partir da experiência de uma professora do Maternal I. Por meio de narrativas do vivido, buscou-se refletir sobre o papel da psicomotricidade no desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social das crianças, articulando ludicidade, musicalidade, contação de histórias e jogos simbólicos. A narrativa foi construída a partir de registros reflexivos da professora, em diálogo com orientadores acadêmicos, configurando-se como espaço de autoformação e revisão crítica de escolhas pedagógicas. Os resultados apontam que a psicomotricidade, além de favorecer o desenvolvimento integral, constitui também território de formação docente, em que corpo, memória e prática se entrelaçam.
Palavras-chave
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Submitted date:
04/14/2025
Accepted date:
05/20/2025