Intercontinental Journal on Physical Education
ISSN 2675-0333

http://www.ijpe.periodikos.com.br/article/doi/10.51995/2675-0333.v4i3e2020039
Intercontinental Journal on Physical Education<br> ISSN 2675-0333
Artigo de Revisão

A importância do treinamento funcional no tratamento da obesidade

José de Oliveira Freitas, Pedro Dornelles Alves, Amanda Cristine da Silva

Downloads: 20
Views: 1091

Resumo

Com o novo milênio, se está enfrentando um replanejamento dos conteúdos em atividade física e saúde. Com uma corrente emergente contínua de “corpo e mente", o olhar é ajustado em escolas tradicionais; pilates, técnica de Alexandre, Antiginástica, reeducação postural global, entre outras. Correntes que tiveram o seu momento de esplendor décadas atrás e que haviam sido esquecidas em áreas de desenvolvimento entre alguns profissionais de fisioterapia. No entanto, é agora, com a saúde como protagonista em centros de aptidão física quando o interesse em processos do corpo e mente foi recuperado como uma parte integrante de benefícios psicofísicos. As patologias que castigam a população hoje são, em maior proporção, as relacionadas com maus hábitos e as chamadas "patologias hipotéticas". Sim, uma das principais causas de morte são as doenças cardiovasculares e todas associadas com a chamada "síndrome metabólica". Portanto, é essencial obter um tratamento eficaz que melhore a saúde dessas pessoas e incline o balanço energético para a redução da massa corporal e, assim, reduzir os riscos associados. Para isso, o exercício físico é uma das melhores ferramentas para o tratamento da obesidade. Para a compreensão da importância desta temática propomos fazer pesquisa de levantamento bibliográfico, isto é, através de leituras e fichamentos, apresentaremos um recorte da importância do treinamento funcional no tratamento da obesidade. Importante ainda, salientar que acreditamos que tal estudo teórico será de grande valia para a prática desta temática.

Palavras-chave

Atividade física. Treinamento funcional. Obesidade. Saúde. Movimento.

References

ANDRADE, F. Estratégias para melhorar o seu Condicionamento Físico. Porto Alegre: Artmed, 2015.

ARAÚJO, Rafael André; BRITO, Aécio Araújo; SILVA, Francisco Martins. O papel da educação física escolar diante da epidemia da obesidade em crianças e adolescentes. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2012.

CARNEIRO. T. O que é Treinamento Funcional. São Paulo, SP, [SI] 2011.

COSTA, Ana Raimundo. Obesidade na Infância e na adolescência. In: TEIXEIRA, Luzimar R. Educação Física Escolar Adaptada: postura, asma, obesidade e diabetes na infância e adolescência. São Paulo: EEFUSP/EFP, 2014.

MACEDO, D.; SILVA M. S. Efeitos dos programas de exercícios físicos e resistido na redução da gordura abdominal de mulheres obesas. exercício físico e saúde. phorte.8 ed. São Paulo, 2014.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7. ed. 6. reimpr. São Paulo: Atlas: 2011.

MATIAS, P. O. Comportamento Alimentar e Obesidade: depressão em pacientes com sobrepeso. Porto Alegre: Artmed, 2016. 

MENDONÇA, C. P.; ANJOS, L. A. Aspectos das práticas alimentares e da atividade física como determinantes do crescimento do sobrepeso/obesidade no Brasil. Cad. Saúde Pública, São Paulo, 2016.

PEREIRA, P. C. et al. Efeitos do treinamento funcional com cargas sobre a composição corporal: Um estudo experimental em mulheres fisicamente inativas. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, 2012.


SCHILDER, P. A imagem do corpo: As energias construtivas da psique. São Paulo: Martins Fontes. 1999.

SILVA, L. X. N. Revisão da Literatura acerca do Treinamento Funcional Resistido e seus Aspectos Motivacionais. Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

SANTOS, Gabriela Martins dos; SILVA, Carlos Alberto Figueiredo da. Obesidade infantil e seus impactos psicológicos e sociais. Intercontinental Journal on Physical Education ISSN 2675-0333, v. 2, n. 3, p. 0-1, 2020.

SOUSA, Lucas M. Atividade de programa de exercícios físico no controle do peso corporal. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.

SOUZA, M. T.; SILVA, M. D.; CARVALHO, R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. einstein. v. 8, n. 1 (Pt 1), 2017.

OLIVEIRA, Carolina. et al. A obesidade associada a fatores de risco a saúde em adultos. Disponível em:<http://www.unigranrio.br/artigos.pdf>. 2013. Acesso em: 09 out. 2022.

Organização Mundial da Saúde. Estratégia global em alimentação saudável, atividade física e saúde. Genebra: Organização Mundial de Saúde; 2014.


Submitted date:
11/11/2022

Accepted date:
12/15/2022

63f6c98ba953955f0762a273 ijpe Articles
Links & Downloads

IJPE

Share this page
Page Sections