Intercontinental Journal on Physical Education
ISSN 2675-0333

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Artigo de Revisão

A prática do judô na escola: benefícios para o desenvolvimento infantil

Jessica Priscila Ribeiro do Nascimento, Amanda Cristine da Silva, Raphael Almeida Silva Soares

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Resumo

As lutas quando inseridas no âmbito escolar podem servir como instrumento de auxílio pedagógico ao profissional de Educação Física: o ato de lutar deve ser incluído dentro do contexto histórico e sociocultural do homem, a espécie humana luta desde tempos pré-históricos pela sua sobrevivência. São inúmeros os benefícios das lutas no conteúdo de atividades dos professores de educação física, uma das lutas a serem inseridas é o Judô. Através dele são criados valores humanos além do desenvolvimento psicomotor das crianças. Neste estudo foi proposto expor de forma pedagógica e acrescentando uma ferramenta muito importante no âmbito escolar: o lúdico é aplicado métodos e procedimentos que contribuem o melhor desenvolvimento para a aula. A metodologia deste estudo foi uma pesquisa bibliográfica, com os devidos descritores: Judô; Ludicidade no esporte; Aspectos Psicomotores e Judô na escola. Conclui-se que o Judô, através de sua base filosófica, é capaz de favorecer bastante no desenvolvimento e aprendizagem de vários conteúdos, de forma que estará fortalecendo, por exemplo, a assimilação de normas e regras de convivência (interação, cooperação e disciplina); conceitos de respeito ao próximo e de organização; valores estes, que serão muito úteis, inclusive para a formação da personalidade da criança. Na prática desse esporte, são desenvolvidas também as habilidades motoras básicas e específicas da criança, que lhe auxiliarão na formação de um amplo repertório motor, de grande utilidade no decorrer de sua vida.

Palavras-chave

Crianças. Artes Marciais. Esportes de Combate. Crescimento. Psicomotricidade.

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Submitted date:
09/11/2022

Accepted date:
09/20/2022

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